Aftas ou afta tanto faz, só não quero ter

Aftas, com certeza alguns já tiveram, certo?

Aftas, essa coisinha chata está deixando a minha sobrinha também muito chata, mas também pessoal não é para menos, pois a boca da minha sobrinha além de inchada, dói tanto que não deixa ela se alimentar direito, por causa desses transtornos, então resolvi pesquisar sobre aftas e saber como deve ser o procedimento para amenizar esse incômodo. 

Aftas, vamos saber um pouco mais sobre elas.
Aftas-na-boca
Pode ser uma ou várias feridas (aftas) nas mucosas da boca, sobretudo na língua, embora também apareçam nos lábios e nas bochechas (por dentro), é mais difícil quando aparecem nas gengivas e no céu da boca, pode surgir uma isolada para depois aparecerem outras aftas ao mesmo tempo, que é o caso da minha sobrinha.

Como as aftas aparecem?

  • Maioria das vezes em distúrbios como diarreia e má digestão
  • Nem todo mundo, mas pode surgir depois de uma febre alta ou estresse
  • Algumas mulheres tem aftas durante o período menstrual.
  • Podem ser uma reação a antibióticos e antiinflamatórios por serem remédios que soltam substâncias ácidas no estômago. 
  • Uma predisposição que deixa os especialistas com a suspeita que aftas sejam hereditária.
  • Pessoas que tem a tendência em terem aftas geralmente aparecem quando comem frutas ácidas ou temperos picantes. 
  • As aftas surgem em pessoas saudáveis (na maioria das vezes). 
  • Aftas das comuns não dão febre, nem mau hálito.
  • Até hoje não se sabe de cura.
  • Não é transmissível (contágio).
  • Aftas tem um prazo de 7 a 10 dias de duração.
Os tratamentos vão de pessoa para pessoa para aliviar os sintomas que as aftas apresentam para aliviar e evitar que novas apareçam, o bicarbonato de sódio pode ajudar a diminuir a dor, assim como o própolis que quando aplicados faz ter um desconforto maior na hora que se estiver aplicando, mas logo em seguida ocorre uma boa melhora, pois não existem remédios para curar as aftas, mas somente para diminuir a dor e isso um especialista saberá como indicar com mais precisão.

Como dicas que eu posso sugerir a vocês que estejam com aftas ou tem tendência em ter, dizer o que a minha sobrinha vai começar a fazer depois de se livrar dessas aftas que estão atormentando tanto ela, evitar comer frutas ácidas, diminuir o uso de temperos picantes, procurar não se estressar e aguardar que essas que estão incomodando desapareçam rapidamente para que ela (minha sobrinha) possa voltar a se alimentar normalmente e sem dor.

Atenção: Todo e qualquer procedimento que vocês forem tomar, independentemente ser aftas, mas que tenha alguma relação com saúde ou bem estar, consultar primeiramente um médico ou especialista.

Abraços e Beijos.

Blog-Rio-Sul



Comentários

  1. Imunidade baixa tbm acomete a essas feridinhas.
    Vi muita criança com aftas na escola.
    Interessante post, é bom conhecer mais.
    Bom finzinho de janeiro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Aftas ninguém merece mesmo, não é? Se pudermos previnir melhor...Boas dicas no post.

    ResponderExcluir
  3. Rafa graças a Deus nunca tive aftas, mas deve ser muito ruim ter essas feridinhas na boca, principalmente as crianças, pois com essas feridinhas elas acabam não comentos direito. Bastante importante o seu post falando do assunto, Rafa bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Ter aftas é terrível.
    Aqui em casa nós usamos pedra Hume para aliviar um pouco.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  5. Que dicas boas, eu lembro que quando eu era menor, eu sempre tinha afta depois de comer frutas ácidas, e ai, eu meio que fiquei com receio de comer algumas frutas.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rafael!Importantíssimo este post,afta é um processo bem doloroso e a pior parte é não poder se alimentar.Ótimas dicas.Bjs

    ResponderExcluir
  7. Coitada da sua sobrinha, deve ser horrível, bom que você pesquisou, agora pode tentar ajudá-la e ainda ajudara outras pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu já tive! Na verdade sempre quando tenho febre elas aparecem, infelizmente rs. Dói pra caramba e mesmo passando remédio ainda encomodam... é um saco!
    :P

    ResponderExcluir
  9. oi
    nossa quando eu era criança eu tinha muita afta. Lembro que minha avó vivia botando folha de pião roxo na minha boca. Oh coisa amarga.

    ResponderExcluir
  10. esta afta doi em nossa meu neto toma vitamina complexo b

    ResponderExcluir
  11. Dicas muito boa e um texto muito bem explicado e interessante! Gosto demais do seu conteúdo que nos ajuda com muito aprendizagem e duvidas. Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Como isso doí aff, eu já tive e minha pequena também
    preferia não ter tido

    ResponderExcluir
  13. Já tive por estresse e frutas cítricas! Eu uso o bicarbonato para amenizar! Tadinha de sua sobrinha, aftas incomodam mesmo! Gostei demais das dicas do post e saber mais sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  14. Gostei das dicas Rafa, e sinceramente eu sou campeã em aftas, o que não é nada fofo! Valeu por compartilhar essas informações conosco! Eu amei!
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  15. É horrível afta amigo!! Eu já tive e fica difícil até de comer.Suas dicas e instruções são ótimas.Parabéns pelo post.Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Como sempre, post interessante, eu nunca tive, mas minha filha já teve 02 vezes, espero que sua sobrinha fique boa logo, ficar sem se alimentar direito é péssimo, além de que ela deve estar estressando todo mundo rsrsr. Bjs e melhoras para ela.

    ResponderExcluir
  17. Afta é muito ruim mesmo
    affs, que horror, dói e incomoda muito
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Nem me fale nisso quando eu tenho a danada da logo no pior lugar ou na ligua perto do dente ou la tras da língua, devido ao meu problema estomacal eu até comprei pomada r uso tambem aquele esplay de garganta que é tipo um anestésico e alivia a dor para poder comer!
    É horrível isso!
    Adorei o post!
    bjus

    ResponderExcluir
  19. DEVE INCOMODAR MUITO,ESSA AFTA,GOSTEI DAS DICAS,PARABÉNS PELO POSTE MUITO BOM ESSE POSTE BEIJOS

    ResponderExcluir
  20. Essas bichinhas incomodam tanto,é horrivel. Uma pena não saber ao certo as verdadeiras causas.

    Bjokas da Vaci 😘

    ResponderExcluir
  21. Quem nunca teve né?è só eu comer abacaxi e lá vem elas.Muito interessante seu post.Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  22. Sério aftas é uma chatice infernal,tive muitos problemas de estomago em minha juventude,e sofri com elas,depois que fui ao gastro e nutricionista,que foi melhorando.Fácil não viu.òtimo artigo,bem explicado e tenho certeza vai ajudar muita gente.bjs

    ResponderExcluir
  23. Oiiii! O coisinha ruim esse tal de afta heim! Além de ser um incomodo pode aparecer uma ou muitas e isso atrapalha super na alimentação! Adorei o artigoo! =)

    Um beeijo

    ResponderExcluir
  24. Nossa,é horrível quando aparece afta na boca da gente,pois é muito desagradável,dói e não deixa a gente se alimentar direito mesmo!
    Ótimo post!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. ótimas dicas !Simples mas muito relevante!!Pois é muito bom saber como tratar pois realmente é algo que incomoda muito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas