Sintomas de problemas na tireoide

Vamos saber os sintomas dos problemas na tireóide?

Pessoal, estava conversando com um amigo achei ele meio ansioso, diferente no modo de conversar, como se estivesse preocupado com alguma coisa, então me apresentando para ajudar, perguntei o que estaria acontecendo, ele me contou que a sua mulher foi fazer alguns exames para saber se tem problemas na tireoide, visto que o médico estava desconfiado de algo pelos sintomas que ela apresentou. 

Uma preocupação justificável por se tratar de uma doença, ele me contou que problemas na tireoide podem ocorrer tanto na mulher como em nós homens e por ter a sua mulher sentindo alguns desses sintomas que o médico pediu que ela fizesse exames.

O que é tireoide?
Tireoide

A tireoide é uma das glândulas endócrinas que fabricam hormônios para controlar as atividades do nosso corpo e atuam na corrente sanguínea acelerando o metabolismo e o equilíbrio dos órgãos.

Localizada no pescoço e garganta, qualquer mudança nessa glândula poderá causar problemas de saúde diversos, quando produz quantidade elevada ou errada de hormônios tira a estabilidade das funções do nosso corpo e nossa saúde acaba ficando prejudicada*.

*Hipotiroidismo não produz hormônios tireoidianos suficientes.

*Hipertireoidismo a glândula tireoide é hiperativa e produz excesso de hormônios tireoidianos

     Vamos alguns sintomas de problemas na tireoide:

Exames de tireoide

  • Desconforto na garganta como dor no pescoço ou na garganta, inflamação, mudança clara na sua voz.
  • Dificuldade de concentração com mudanças hormonais as pessoas tem dificuldade em se concentrar, além da memória falhar naturalmente. 
  • São também sintomas comuns perda de cabelo e pele seca, perceba se esses sintomas se alongam de forma constante, se a sua pele fica mais seca com coceiras ou vermelhidão visível nessa área.
  • Seu peso aumento ou a diminuição de maneira constante já é motivo de grande preocupação quando você não fez nada para que isso ocorra, como também pode ser um sintoma de problema na tireoide se houver uma perda de apetite.
  • Um outro sintoma que deve observar é se você apresenta um cansaço constante (exausto todo o dia), sentir sede em demasia durante o dia todo.
  • Mudanças no humor (grandes mudanças em suas emoções), como irritabilidade, depressão, tristeza ou raiva constante, mais agitado e angustiado, pressão na barriga (forte pressão).
  • Palpitações no pescoço, pressão arterial alta e colesterol ruim também tem o hábito de aumentar. 
Eu não sabia disso tudo, vou ficar atento a esses sintomas da tireoide, se sentir alguns desses problemas vou procurar um especialista para uma avaliação médica, afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar. Espero que o post sirva de alerta.

Abraços e Beijos.

Blog Rio Sul



Comentários

  1. Excelente post, Rafael, de utilidade pública, muito importante conscientizar as pessoas para a necessidade de exames periódicos, principalmente depois da menopausa.
    Parabéns, sempre atento às nossas necessidades, obrigada!
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as dicas, tenho familiares que sofrem de tireoide...estou esperando você cadastrar seu blog com a gente la em feedhi, seus post são muito bons e tem que ser compartilhados..
    www.feedhi.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Rafael, por estar sempre compartilhando todas as informações tão uteis que chegam ao teu conhecimento. bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito útil!
    Já tive, há anos, e tratei. Tomei durante anos um comprimido chamado Puran T4.

    ResponderExcluir
  5. Eu pensei que tinha esse problema pois alguns sintomas eu tenho, mas fiz exames e está tudo normal em relação a tireoide ... Achei muito bom teu post Rafa, caso alguém sinta essas coisas deve fazer um exame, pois com a saúde não se deve brincar ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  6. Que demais! Adorei seu post e muito interessante seu conteúdo. Parabéns pela organização do seu blog e claro que voltarei aqui mais vezes. um abraço

    ResponderExcluir
  7. Assuntonimportantissimo e tratado de uma maenira super facil de entender. Adorei

    ResponderExcluir
  8. Os exames que já fiz nunca dão nada, é bom sempre ficar de olho principalmente quando temos na família o quadro da doença.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas