Depressão, como ajudar?

Seja forte para ajudar uma pessoa com depressão.

O assunto desse post será sobre a depressão, tentar passar para vocês algumas maneiras de ajudar uma pessoa que se encontra deprimida, pois com certeza essa doença vai exigir muito de todos que tenham alguém querido nessa situação.

Por ser uma doença, a depressão aparece vagarosamente, silenciosamente, onde o paciente busca o isolamento podendo até mesmo provocar algumas vezes num término de relacionamento pelo fato de uma das partes não entender ou nem saber a causa de um distanciamento da pessoa que está deprimida.

Mas como fazer para ajudar a pessoa que se encontra com depressão
  • Se manter ao lado dela quando chora mesmo que em silêncio, segurando a mão fazendo carinho ou procurar passar para ela o quanto é importante para você, mostrando que está ali junto dando certeza de que pode e vai ajudá-la da melhor forma possível a sair dessa situação.
Depressão
  • Julgar ou criticar é tudo que uma pessoa com depressão não precisa ouvir dos outros, então cuide de evitar falar algo que possa ela entender como um julgamento ou crítica sua, e aja de maneira contrária falando palavras de incentivo, mostrar alguns afazeres que ela gosta como uma forma de distração (sem forçar).
  • Não procure colocar a pessoa deprimida em cheque, do tipo de tomar decisões ou até mesmo fazendo chantagens emocionais, pois isso com certeza não melhora em nada, todavia ao contrário só agrava ainda mais o quadro depressivo.
  • Busque com a pessoa depressiva a melhor maneira em que vocês juntos possam achar um modo de ajudar, porém sem forçar a barra, sem parecer uma imposição ou algo que deixe a pessoa pensando que ela é incapaz ou que esteja com uma doença tola (e não é).
  • Tente ler tudo sobre a doença, busque em várias fontes como lidar com a pessoa que esteja com depressão, pois quanto mais entender sobre ela, mais chances você tem de ajudar a pessoa, sem correr nenhum risco. E sem medo de estarmos forçando a barra, e de agravar o quadro.
  • Muitas vezes a pessoa deprimida vai parecer com um quadro de melhora e por pensar assim, podemos achar que ela já esteja curada, isso é um engano, pois a depressão apresenta essas variações no humor, na disposição e outras mais.
  • Finalmente caberá a nós termos paciência, muita paciência por sinal. Esperar passar as crises, e entender que essa doença não é frescura e que pode levar a morte. Precisamos dar o apoio que necessita, como também entender que a cura pode demorar, não sermos ansiosos, e dar a esperança que ela(e) tanto precisa e quer.
Atenção: Antes de qualquer iniciativa, procure sempre um especialista, fale com o psiquiatra sobre a depressão, peça ajuda para fazer o melhor nessa situação, pois com certeza ele é o mais capacitado para ajudar. Apenas não desista!

Você conhece alguém com depressão e sabe como ajudar?

Abraços e Beijos.
Blog Rio Sul


Comentários

  1. Olá Raphael
    A depressão é terrível e não dá em poste... precisamos compreender bem os amigos que estão depressivos...
    Um post de alerta para uma doença que hoje em dia ataca a todos se duvidar...
    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  2. Depressão é o mal do século. Concordo com a Roselia. Depressão é o que pode haver de mais horrível na vida de alguém. No que tange à saúde mental todo cuidado é pouco. Esse assunto é delicadíssimo... Deus seja por nós todos.

    girassoiseoutrascoisas.blogspot.com
    sweet--hope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Assunto delicado e urgente, precisamos ter cuidado ao tratar com a pessoa depressiva, sua postagem é muito apropriada. Mas, antes de tudo é preciso conscientizar a pessoa que precisa de acompanhamento do psiquiatra, para prescrever os remédios que atenuam os sintomas da depressão e de uma psicóloga, que possibilitará ao depressivo abrir-se, falando o que o aflige.
    O principal na vida do depressivo é a família, que será seu maior suporte; mas, se não tiver esse apoio, o depressivo deverá, sempre, ter fé e ocupar-se... mente ocupada, não provoca desistência!
    Agradeço, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. Excelente o post, depressão é um assunto que devemos conhecer, tenho uma amiga que ela tem depressão,mesmo ela tomando os remédios ela ainda fica depressiva,quando tenho contato com ela procuro estar sempre perto dela ajudando. Mais a pessoa que tem depressão precisa ficar junto das pessoas que ela ama, a família é importante nesse momento, Rafael abraços.

    ResponderExcluir
  5. O assunto que vc aborda hoje no blog é muito intenso e delicado, depressão é sentimento de tristeza por algo que não foi realizado, ou ausência da alegria, satisfação, realização, e sonhos sendo jogado fora, ai chega um nível depressivo que realmente a pessoa precisa muito de ajuda, estou passando por isso aqui em casa, com uma pessoa muito próxima, todas as suas dicas de como lidar ou ajudar alguém com depressão eu estou fazendo, e mais orando pra Deus tirar a pessoa desse nível elevado de tristeza profunda, eu que sou Evangélica e assim como outros, não vemos a depressão como diagnóstico médico, e sim espiritual, algo que somente Deus pode tratar na pessoa. É assim que lido com alguém que passa por essa situação, orando, lendo a bíblia, louvando ao Senhor pq somente ele cura qualquer ferida, e eu creio nisso. bjs Rafael

    ResponderExcluir
  6. Depressão é uma doença muito seria e deve ser tratada
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  7. O seu post é incrível poucas pessoas abordam esse tema!

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida essas dicas são super importantes, ótimas dicas para ajudar quem convive com alguém que sofre desse problema. bjs!
    Rosangela,
    Feminices e Afins

    ResponderExcluir
  9. É um assunto delicado e com certeza essa doença envolve toda a família, e é muito importante para os que estão por perto tentar entender a pessoa depressiva ...
    Adorei tuas dicas são importantes para quem convive com os doentes .. com certeza vai ajudar muito!

    Bjos Rafa!
    Minda

    ResponderExcluir
  10. Eu ja tive e o apoio da minha mãe e família foi a base de tudo pra mim superar

    Esmalte&cia

    ResponderExcluir
  11. Muito legal suas dicas. Já passei por isso, e é exatamente isso mesmo que precisa, a ajuda de um espirito alegre, ou seja um pessoa alegre, compreensiva e inteligente é capaz de compreender e saber lhe da com essa situação mostrando-lhe a cura. Assim a pessoa naquele momento doente consegue enxergar dentro de si mesmo a solução, pois só a própria pessoa pode se curar. ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡ Fan Page do Blog✡✡

    ResponderExcluir
  12. Já tive uma amiga minha que teve depressão, ela tentou até se matar , sorte que cheguei bem na hora, foi uma epoca em dificil para ela e para nós que estavamos ao lado dela. Ver alguem que voce ama assim e não poder fazer muita coisa, da um sentimento de impotencia sabe, mas temos que fazer tudo que está ao nosso alcançe para tentar ajudar!
    Um beijo
    www.suellencarvalho.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post.
    Só quem teve depressão ou conheceu alguém que teve sabe o quanto a pessoa sofre.
    bjo

    ResponderExcluir
  14. Muito bom seu post!! realmente depressão é um assunto delicado e quem tem alguém na família que está passando ou já passou por esse mal, sabe o quanto é delicado a situação e quanta paciência devemos ter, e compreensão além de tudo!! Só sabe quem vive o quão doloroso é!! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!! Me lembrei quando fazia psicologia e tenhamos que lhe dá com isso todos os dias! E olhe que eram paciente em estado grave já. Eu sei que esse assunto é um dos mais serio no mundo todo e o tratamento é longo e doloroso...

    Um Grande Beijo.
    Mimos e Moda por Diana Rocha

    ResponderExcluir
  16. É depressão , é muito sério, tenho um amigo assim e posso afirmar o diálogo , deixar a pessoa desabafar é a melhor coisa e quando a pessoa não quiser falar se isolar ficar sempre atento ,ótima sua postagem.
    pedacinhosderetalhoseli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Um assunto que devemos levar a sério, é uma sensação de vazio ,onde você perde totalmente o chão...se é que me entendem...só sai da depressão pelo meu filho, ele foi a alavanca que me impulsionou para fora daquele pesadelo...amo muito ele, e por amá-lo consegui superar...bjossss

    ResponderExcluir
  18. Belo post rafa, não conheci ninguém perto de mim com depressão mas com sua dicas saberei lidar com isso.bjs

    ResponderExcluir
  19. Esse post merece ser compartilhado, a depressão é o mal desse século ,junto com o câncer e o stress. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  20. é um assunto muito ruim de falar, eu pelo menos odeio já que tive caso na familia e quase fui uma dessas.

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Assunto importante esse, já tive depressão e transtorno de ansiedade e levei anos para tratar, justamente pq não tinha apoio de ngm, era "frescura" o que eu tinha, até que decidi sozinha procurar ajuda, a igreja nesse ponto ajudou bastante pq fortaleci a fé, pessoas depressivas não conseguem creer em nada de bom, quem convive com uma pessoa que vê que esta entrando nessa deve tentar ajudar sem julgar, é uma doença e muito séria que todos em algum momento podem passar por ela. bjos

    Blog: Somando Conhecimento

    ResponderExcluir
  22. Super preocupante quem esta nessa situação
    e quem acompanha alguém assim tem de ter muita paciência
    muito boas as dicas

    ResponderExcluir
  23. Conheço várias e acho super importante essas dicas!

    ResponderExcluir
  24. Depressão é algo muito sério, mas vejo que tem gente que acha que é frescura.
    Tuas dicas foram incríveis, parabéns!

    ResponderExcluir
  25. É muito difícil conviver com as pessoas que tem esse problema...
    Ainda bem que existem remédios bons para combater isso.
    bjks

    ResponderExcluir
  26. nossa que doença maligna e alimenta de esperanças acaba com tudo muito positivo postagem serve de alerta parabens

    ResponderExcluir
  27. Depressão é muito serio e só quem passa sabe por isso precisa do apoio de toda família ótimo post parabéns http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu tive o das minhas amigas quando precisei foi muito bom parabens rafa post lindooo arrrasou bjs

    ResponderExcluir
  29. Passei por isso na adolescência e é bem complicadíssimo, mas tive o apoio necessário para dá a volta por cima e vê a vida de uma maneira positiva. Bem legal da sua parte trazer este assunto ao blog. Gostei muito. Sucesso para você.

    ResponderExcluir
  30. Esse é um assunto bem delicado, nunca conheci ninguém que tivesse depressão, mas pelos relatos parece ser algo bem difícil de lidar. Com certeza deve ser bem importante apoiar e compreender. Suas dicas são excelentes. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  31. Muito bom o teu post, Rafael.
    Quem tem essa patologia precisa do apoio de um profissional e principalmente da família. Não deve ser fácil conviver com a depressão.

    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Gostei do seu post, esse assunto é muito importante tem casos de depressão em minha familia. Dicas super bem vinda beijos

    ResponderExcluir
  33. Depressão é uma doença muito triste, que muitas pessoas não entendem, infelizmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas